Seduzida por um Guerreiro Escocês ( Never Seduce a Scot)

15. Out, 2016

Esse romance de Maya Banks, tem como cenário, os highlands escoceses e seus clãs do século XVII.
Eveline Armstrong é imensamente amada e protegida por seu clã, mas as pessoas a consideram diferente, pois apesar de ser linda e encantadora, a moça sofreu um acidente que lhe causou sequelas não só psicológicas, mas também físicas, visto que ela ficou surda. Satisfeita com a sua vida reclusa, ela aprendeu a ler lábios e permitiu que o mundo a enxergasse como uma tola.
Contudo, quando um casamento arranjado a torna esposa de Graeme Montgomery, integrante de um clã rival, Eveline aceita seu destino, despreparada para os deleites que viriam.
Enredado pelos mistérios de Eveline, cujos lábios silenciosos são cheios de tentação, Graeme vê seu casamento ameaçado devido às rivalidades entre clãs e agora deverá enfrentar inúmeras adversidades para salvar a mulher que lhe despertou tanto amor.

Highlands Escoceses

15. Out, 2016

As Terras Altas ( em inglês Highlands ) são a zona montanhosa do norte da Escócia. A língua gaélica escocesa é atualmente falada apenas em algumas regiões das Terras Altas. Seu centro administrativo é Inverness. Politicamente, as Terras Altas caracterizavam-se até o século XVIII por um sistema feudal de famílias - os famosos clãs escoceses.

Clãs

15. Out, 2016

A sociedade tradicional escocesa funciona em modo de clã. Os membros de um clã são sinalizados através do nome e das cores do tartan, isto é, do motivo encontrado no kilt. Mas esse método de identificação é relativamente recente e remonta ao século XVIII.

A história do povo escocês está escrita com base em muitos conflitos, principalmente por causa de terras. Por volta do século XII, foram identificados os primeiros registros de uniformidade nas vestes de lã com padrão xadrez (tartan) de um grupo de escoceses, vinculados a um "senhor", que era o dono das terras. Este lord, também conhecido como Chief, era o patriarca do clã, responsável por várias atribuições, dentre elas a de julgar e comandar as guerras/conflitos e contava com a total fidelidade de seus homens, que na maioria das vezes não eram membros da família, mas, sim, pessoal que trocava o serviço militar por proteção e um pedaço de terra. O mais curioso era que mesmo sem pertencer à família, os "protegidos" tinham que usar o nome do Chief em seus nomes, configurando, assim, a nomenclatura que persiste até hoje.


Os conflitos com os ingleses eram constantes. O ponto que os ingleses achavam intransponível eram os clãs. Porém, após a batalha de Culloden (ver abaixo ), o sistema de clãs sofreu um duro golpe. O uso do kilt (tartan) foi proibido por 100 anos e o sistema de clãs quase desapareceu. Os donos das terras se viram numa situação tão difícil que passaram a cobrar uma taxa dos arrendatários. O clima ficou ainda pior quando fazendeiros ingleses compraram as terras para criação de gado. No ano denominado o "ano do carneiro" (1792), milhares de arrendatários foram expulsos de suas terras. Muitos deles foram para a Austrália, América e Canadá.

A Batalha de Culloden e o movimento Jacobita

A batalha de Culloden foi travada em 16 de abril de 1746, onde na ocasião, os Jacobitas, fiéis ao jovem pretendente ao trono, foram derrotados por cerca de 9 mil soldados, fiéis à casa de Hannover, comandados pelo Duque de Cumberland.
Várias foram as tentativas dos Jacobitas (católicos) de ter novamente um Stuart no trono, mas as esperanças terminaram com a derrota na batalha de Culloden.A causa Jacobita foi aniquilada, e a constituição de clã e o uso do tartan foram proibidos por mais de 100 anos.

Maya Banks

Nasceu nos Estados Unidos, é casada e com 3 filhos, Maya vive no Texas. É escritora de romances eróticos, de suspense, contemporâneos e históricos.